
A influência da localização no Valor do Imóveis Rurais
No texto de hoje, trouxemos uma reflexão a respeito de como o valor de imóveis rurais está ligado à sua localização, e como o investidor deve estar atento a esses detalhes ao apostar na aquisição das áreas. Com larga experiência no ramo de imóveis rurais e para investimento, a Imóveis JS propõe uma visão especializada para alguns imóveis, que apesar de rurais, podem servir a médio prazo para expansão urbana.
De forma geral, percebemos que a localização do imóvel tem maior influência no seu valor do que a produção agropecuária ou florestal que nela é explorada. Como por exemplo: uma determinada área localizada a 10 km de uma cidade de 100.000 habitantes normalmente tem um valor muito maior do que uma mesma área, com as mesmas características, localizada a essa mesma distância de uma cidade de 20.000 habitantes.
Nesse caso a diferença não está apenas no valor presente de uma área ou de outra e muitas vezes nem se relaciona ao mercado consumidor, mas sim à “promessa de valor futuro”, pois uma cidade de porte maior normalmente apresenta um desenvolvimento territorial necessário a expansão urbana muito maior do que uma cidade pequena, e em poucos anos ela pode deixar de servir à agropecuária por exemplo, para se tornar o que se chama de Gleba Urbanizável, servindo à indústrias e loteamentos principalmente, sendo esses mercados ótimas opções de investimentos.
Nesse caso, um estudo de mercado pode apontar a melhor oportunidade para atender os objetivos propostos, sejam eles de investimento imobiliário ou para produção agropecuária.
Por fim, entendemos que o valor em área rural próximo a uma cidade em desenvolvimento pode ser multiplicado desde que observados alguns critérios como: acessos, infraestrutura (energia, água), topografia e mercado urbano em desenvolvimento.
